A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado junto a porção inferior do fígado, do lado direito do abdômen. Sua principal função é armazenar a bile – líquido produzido pelo fígado, fundamental para a digestão de gorduras no intestino. Conhecemos como colecistectomia, o procedimento cirúrgico de retirada da vesícula biliar.
De uma maneira geral, indica-se este tratamento cirúrgico para pacientes com problemas como pedras ou inflamações na vesícula biliar, lesões sugestivas de câncer ou pólipos na vesícula.
Como é realizada a cirurgia da vesícula biliar?
Basicamente, o procedimento consiste na remoção da vesícula biliar. Atualmente, o método mais comumente utilizado é a colecistectomiavideolaparoscópica, um procedimento minimamente invasivo, de recuperação rápida, com pouco desconforto e bom resultado estético, deixando cicatrizes pouco aparentes.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz 4 pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridas uma pequena câmera e as pinças, que irão manipular a vesícula, para sua retirada.
O que você precisa saber sobre o pós-operatório?
A cirurgia da vesícula biliar dura, em média, entre 40 minutos e 1 hora. Dependendo do grau de inflamação e complexidade, esse tempo pode se estender um pouco mais.Costumam ser necessários apenas 1 a 2 dias de internação. No entanto, caso o paciente seja internado devido à alguma complicação associada às pedras na vesícula, como colecistite aguda, colangite ou pancreatite, pode ser necessário um tempo maior de internação, para recuperação.
Após passar o efeito da anestesia e dos analgésicos, a pessoa poderá sentir uma ligeira dor ou desconforto na região do abdômen, que também pode irradiar para a região do ombro ou do pescoço. Enquanto persistir a dor, o médico indicará o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.
1 – Quanto tempo de repouso é necessário?
Após a cirurgia para retirada da vesícula, é indicado repouso relativo inicial, mas logo que o paciente se sinta confortável, é possível fazer pequenas caminhadas e atividades do dia-a-dia, sem esforço. O regresso ao trabalho, assim como dirigir, só deve ser feito após 10-14 dias.Atividades físicas mais intensas, como praticar esportes ou musculação, só devem ser retomadas após 45-60 dias.
2- Como deve ser a alimentação após a cirurgia?
Nos primeiros dias, é indicada uma dieta de fácil digestão, preferencialmente rica em fibras, além de ingerir bastante líquidos. É recomendado evitar gorduras, por isso deve-se evitar ingerir embutidos ou frituras, por exemplo.
A cirurgia para retirar a vesícula não possui relação com a perda de peso. Com a retirada da vesícula a bile, que é produzida no fígado, vai continuar sendo produzida, mas em vez de ficar armazenada na vesícula, vai logo para o intestino para eliminar a gordura dos alimentos e não a gordura do corpo.
É fundamental contar com um profissional experiente ao realizar procedimentos como os citados acima. Dr. Klaus Steinbrück possui vasta experiência em cirurgias das vias biliares e outras relacionadas ao sistema digestivo.