Câncer – é possível prevenir

Posted on Postado em Dicas

Você sabia que mais de 9 milhões de pessoas morrem de câncer por ano? E que mais de um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados? O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, mas boa parte destas mortes poderiam ser evitadas com algumas medidas de prevenção.

Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são os de próstata e cólon/reto nos homens e de mama e cólon/reto nas mulheres.

Apesar dos avanços científicos nos tratamentos, o câncer ainda não possui cura real. Os tratamentos atuais ainda são baseados na retirada cirúrgica do tumor associado ao uso da quimioterapia, mas com risco de retorno mesmo anos depois. Por isso, a melhor forma de lutar contra esta doença é em sua prevenção.

Cuidados Preventivos

Apesar de poder ter influência genética, muitos fatores de risco podem ser evitados reduzindo as chances do surgimento e progressão da doença. As mudanças de hábito recomendadas são:

  • Redução da exposição aos fatores de risco como: tabagismo, abuso de álcool, poluição ambiental, agentes cancerígenos no ambiente de trabalho e radiação.
  • Levar uma vida ativa, praticando exercícios e evitando obesidade.
  • Manter uma alimentação saudável, com ingestão adequada de líquidos, vitaminas e fibras e evitando excesso de gorduras, sal e açúcar.
  • Realizar a vacinação preventiva para Hepatite B e HPV.
  • Avaliações médicas periódicas. Compartilhe com seu médico tendências genéticas a partir do histórico familiar de doenças

Sua saúde deve ser sua prioridade e levar uma vida saudável é sempre a melhor forma de prevenção! Cuide de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *