Cisto pilonidal é uma lesão cística que se forma normalmente logo acima da prega que divide as nádegas. O termo pilonidal significa “ninho de pelos” e o cisto pilonidal recebeu este nome porque é muito frequente encontrarmos cabelo no seu interior.
⠀
É uma lesão cística muito comum, que não costuma causar grandes complicações, mas que pode se tornar bastante desconfortável, principalmente em casos de infecção.
⠀
Sua ocorrência é mais comum em homens jovens, entre 15 e 25 anos, mas a origem do cisto ainda não é clara.
Atualmente, acredita-se que a penetração de pelos para dentro da pele na região do cóccix, poderia causar uma reação inflamatória no local, levando à formação do cisto. Desse modo, atividades profissionais ou esportes que requerem muito tempo sentado, podem ser considerados fatores de risco, assim como obesidade e excesso de pelos na região do cóccix.
⠀
Nos estágios iniciais, o cisto pode ser quase imperceptível e assintomático. Os sintomas normalmente aparecem quando ocorre infecção do cisto, levando à formação de um abcesso, causando vermelhidão local, dor e saída de secreção purulenta, além de dificuldade para se sentar.
⠀
O tratamento do cisto pilonidal é cirúrgico, uma vez que medicamentos não resolvem o problema. Se o cisto estiver infectado com saída de pus, é necessário realizar a drenagem do abscesso através de uma pequena incisão, sob anestesia local. O tratamento definitivo é feito pela retirada cirúrgica de todo o cisto, com um tempo de recuperação de 3 a 4 semanas.
⠀
Mesmo sendo uma lesão de baixo risco, o cisto pilonidal não se cura sozinho e pode causar grande incômodo local. Assim, ao notar qualquer sintoma, busque avaliação médica, para o tratamento adequado.